Série de artigos da Conferência Missão Reversa 2026 · Artigo 1 de 5
Resumo
Durante séculos, a imaginação missionária protestante foi marcada por um movimento aparentemente previsível: igrejas do Norte Global enviavam pessoas, recursos e estruturas para outras regiões do mundo. Hoje, esse mapa tornou-se policêntrico. Igrejas antes descritas sobretudo como “campos missionários” também enviam, plantam, revitalizam e formam líderes em contextos ocidentais. Este artigo introduz o tema da Missão Reversa sem triunfalismo, propondo uma leitura teológica e missiológica: a missão não mudou de dono nem de essência; mudaram as rotas, os agentes e as relações de cooperação. A pergunta que antecede a conferência é, por isso, menos geográfica do que espiritual: saberemos reconhecer para onde Deus está a dirigir a sua Igreja?
Palavras-chave: Missão Reversa • missio Dei • Sul Global • Europa • Atos 16 • cooperação missionária
A missão de Deus não se tornou reversa. As rotas missionárias é que mudaram.
Um mapa que já não cabe nas antigas setas
Durante muito tempo, os mapas missionários usados em igrejas e seminários pareciam contar uma história simples. As setas partiam, em larga medida, da Europa e da América do Norte e dirigiam-se para África, Ásia e América Latina. Essa representação tinha fundamento histórico: movimentos missionários europeus e norte-americanos tiveram um papel decisivo na expansão do protestantismo moderno. Mas uma fotografia do cristianismo contemporâneo já não cabe nesse esquema unidireccional.
O crescimento e a consolidação de igrejas no chamado Sul Global produziram novos centros de envio, novas redes e novas experiências missionárias. Lierte Soares descreve a Missão Reversa como o envolvimento activo de igrejas, missionários e líderes provenientes de regiões antes classificadas como campos missionários na evangelização, revitalização e plantação de igrejas em contextos historicamente cristãos (Soares, 2026). Samuel Escobar, a partir da missiologia latino-americana, já havia insistido numa mudança de perspectiva: a missão do século XXI é responsabilidade partilhada por uma Igreja global, “de todos os povos a todos os povos” (Escobar, 2008).
Esta alteração não deve ser tratada como mera curiosidade sociológica. Ela obriga-nos a rever categorias que, por vezes, confundiam Evangelho com centro geográfico, maturidade eclesial com poder económico e autoridade missionária com origem nacional. Quando o cristianismo se torna verdadeiramente global, o envio deixa de ter uma única origem. A Igreja passa a reconhecer que pode receber e enviar ao mesmo tempo.
Uma expressão útil, mas que precisa de cuidado
A expressão “Missão Reversa” é sugestiva porque comunica rapidamente uma inversão histórica de fluxos. O problema surge quando a palavra “reversa” é entendida como revanche, substituição ou superioridade. Se a Europa enviou missionários, então agora o Sul Global “devolve” o gesto; se o Norte perdeu vitalidade, então o Sul chega como novo protagonista. Essa narrativa é apelativa, mas teologicamente insuficiente.
A missão cristã nunca pertenceu ao Norte Global, tal como hoje não pertence ao Sul Global. A missão é de Deus. A tradição missiológica exprime esta convicção através da categoria missio Dei: antes de ser actividade da Igreja, missão é movimento do Deus que envia. A Igreja participa naquilo que Deus já está a fazer. Por isso, o deslocamento de agentes missionários não significa que a missão tenha mudado de direcção no sentido teológico. Significa que Deus continua a chamar pessoas de lugares diferentes e a redistribuir responsabilidades no seu Corpo.
A própria literatura sociológica brasileira ajuda a perceber a complexidade do fenómeno. Oro e Alves (2015) analisam fluxos de missionários brasileiros em direcção à Europa e mostram que a chamada “missão invertida” envolve encontros globais, mas também confrontos culturais. Burity (2018), ao estudar missionários brasileiros no Reino Unido, demonstra que a experiência missionária transforma não apenas o campo, mas também a identidade de quem chega. Missão, portanto, não é a exportação intacta de uma cultura religiosa; é um encontro em que o mensageiro também precisa de aprender.
O eco da Macedónia
É neste ponto que Atos 16.6–10 oferece uma imagem bíblica particularmente fecunda. Paulo tem planos, mas o Espírito Santo interrompe duas trajectórias. A equipa não é autorizada a permanecer na rota inicialmente pensada. Só depois de portas fechadas e de uma descida até Trôade surge a visão do homem macedónio: “Passa à Macedônia e ajuda-nos” (At 16.9).
O texto é relevante para o debate contemporâneo por uma razão simples: a expansão missionária não é apresentada como consequência automática de ambição, recursos ou conveniência. A direcção é discernida. A equipa conclui que Deus a chamava a anunciar o Evangelho naquele novo espaço. A Macedónia não nasce de uma campanha para ocupar território; nasce de obediência.
Talvez esta seja a principal correcção de que o debate sobre Missão Reversa necessita. A pergunta decisiva não é: “Que região do mundo tem agora mais força para enviar?”. A pergunta é: “Para onde Deus está a dirigir a Igreja e com que postura devemos chegar?”. O livro de Soares retoma precisamente Atos 16 para descrever um novo momento em que o clamor macedónico volta a ecoar na Europa, agora ouvido também por cristãos do Sul Global (Soares, 2026).
A Europa não é um museu vazio
Falar da Europa como campo missionário exige igualmente rigor. A secularização, a perda de centralidade institucional do cristianismo e a transformação das práticas religiosas são realidades relevantes, mas não autorizam caricaturas. A Europa não é uma realidade homogénea, nem um “continente sem Deus”. Há igrejas fiéis, movimentos de renovação, comunidades históricas, novas igrejas, redes migrantes e expressões cristãs muito diversas. Uma teologia missionária séria não começa por desqualificar quem já está no terreno.
Missão Reversa saudável requer, portanto, parceria com igrejas locais, escuta das histórias nacionais e regionais, aprendizagem das formas de pertença e consciência das feridas produzidas por projectos religiosos anteriores. Isto é particularmente importante em Portugal. A proximidade linguística com o Brasil pode criar uma falsa sensação de familiaridade. A experiência missionária no Norte de Portugal mostra exactamente o contrário: uma língua semelhante pode esconder diferenças profundas de memória histórica, comunicação, ritmo relacional e expectativa em relação à religião (Melo, 2025).
Ronaldo Lidório (2014) lembra que comunicar o Evangelho em contexto transcultural requer simultaneamente fidelidade teológica e inteligibilidade cultural. Este equilíbrio evita dois extremos: alterar a mensagem para ser aceite ou preservar formas culturais como se fossem parte inegociável da mensagem.
Uma conferência para fazer perguntas melhores
Uma conferência sobre Missão Reversa não deve existir apenas para celebrar um novo fluxo missionário. Deve ajudar a fazer perguntas mais exigentes. Como estabelecer relações entre Norte e Sul sem repetir paternalismos? Como distinguir contextualização de simples adaptação estética? Como formar líderes locais para que uma igreja plantada por estrangeiros se torne verdadeiramente enraizada na cultura que pretende servir? Como transformar comunidades migrantes em pontes, sem as condenar a permanecer fechadas sobre a própria diáspora? Como aprender com a história cristã europeia sem ficar refém da nostalgia?
Essas perguntas estão no centro da experiência da Igreja Baptista Local, no Norte de Portugal. O projecto começou com um pequeno grupo, em contexto pandémico, e foi-se estruturando através de relacionamentos intencionais, discipulado, pequenos grupos e formação de liderança. Mais importante do que os resultados numéricos é a aprendizagem: chegar ao país não equivale a alcançar o país. Atravessar o oceano é apenas uma parte da travessia; a outra é cultural, relacional e espiritual.
É por isso que a Missão Reversa merece atenção. Não porque represente a vitória de uma região sobre outra, mas porque expõe uma realidade mais bela e mais exigente: a Igreja de Cristo tornou-se visivelmente policêntrica. Os antigos emissores continuam a ter muito para oferecer; os antigos receptores também se tornaram emissores; e todos precisam uns dos outros. Antes da conferência começar, vale guardar uma pergunta. Se Deus está novamente a mudar rotas, teremos humildade para discernir o caminho e coragem para o atravessar?
Referências
ESCOBAR, Samuel. Cómo comprender la misión: de todos los pueblos a todos los pueblos. Buenos Aires: Ediciones Certeza Unida, 2008.
LIDÓRIO, Ronaldo. Comunicação e cultura: a antropologia aplicada ao desenvolvimento de ideias e ações missionárias no contexto transcultural. São Paulo: Vida Nova, 2014.
MELO, João. Plantação de Igreja: expansão do trabalho missionário em Portugal. Relatório missionário, 2025.
ORO, Ari Pedro; ALVES, Daniel. Encontros Globais e Confrontos Culturais: O Pentecostalismo Brasileiro à Conquista da Europa. Dados, v. 58, n. 4, p. 951–980, 2015. DOI: 10.1590/00115258201563.
BURITY, Joanildo. Glocalização e mudança de identidade: missionários brasileiros pentecostais e carismáticos no Reino Unido. Religião & Sociedade, v. 38, n. 1, p. 14–35, 2018. DOI: 10.1590/0100-85872018v38n1cap01.
SOARES, Lierte. Introdução a Missão Reversa: O Círculo Completo do Evangelho. Manuscrito, 2026.
Nota: artigo desenvolvido a partir do material da plenária “Atravessa e ajuda-nos”, dos relatórios missionários da Igreja Baptista Local e da literatura indicada nas referências.



